O Hamster em ambiente doméstico deve estar abrigado do frio, calor excessivo e correntes de ar. Sua gaiola deve ter banheiro, espaço para dormir, alimentar-se e exercitar-se.
A gaiola deve ser forrada com lascas de madeira (cuidados evitando madeiras com resinas e óleos). Folhas de jornal não são recomendadas pela toxidade da tinta. Areias e grãos de "pedra" especiais usados em caixas higiênicas de gatos são largamente utilizadas em "banheiros" das gaiolas de Hamsters, uma vez que desodorizam o ambiente, evitando o cheiro desagradável da urina dos animais.
Os Hamsters necessitam de "queimar" energia e para isso a gaiola deve ser equipada com rodas, argolas, escadas e pontes para que os animais possam exercitar-se, controlando assim o peso. Tais equipamentos devem ser resistentes e atóxicos.
O bebedouro deve ser do tipo mamadeira fixos e comedouros pesados de modo a evitar acidentes.
Deve-se evitar superpopulação das gaiolas, devido ao stress e ferimentos provocado pelas freqüentes brigas. Machos agrupados em uma mesma gaiola somente se forem nascidos e crescidos juntos, pois poderão ocorrer brigas fatais, uma vez que possuem instinto de defesa territorial, disputando assim a posse da gaiola. Animais crescidos juntos não devem ser separados e depois reagrupados, pois alteram seus odores característicos, podendo haver brigas no reagrupamento.
Existe no mercado uma variedade de gaiolas e acessórios para hamster. As mais comuns são aquelas de plásticos, apreciadas pelas crianças. Os hamster acabam escolhendo um canto da gaiola para defecar e urinar. Nesse canto pode haver cepilho ou outro material qualquer, que não seja tóxico ou arriscado para a saúde dos animais. Na gaiola de metal as fezes caem pela grade em uma chapa (o mesmo sistema de gaiolas de aves). A limpeza é assim facilitada.
Os hamster são suscetíveis às zoonoses de roedores, dentre os quais as enterobactérias, leptospirose, Hymenolepis nana e outras. Contudo, se mantidos em gaiolas e em ambiente limpo e livre de ratos, a possibilidade de transmissão de doenças é reduzida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário