O que eh uma chinchila ?
A chinchila é um pequeno animal roedor e mamífero que se assemelha a uma mistura de coelho com esquilo. O pêlo da chinchila é o mais fino dentre os animais e é também bastante denso, o que o torna muito macio ao toque.
A chinchila é vegetariana e possui hábitos noturnos, ou seja, dorme durante o dia e fica acordada à noite. A espécie criada em cativeiro é a chinchila laníngera.
Orignária da região andina na América do Sul, a chinchila foi domesticada por Mathias F. Chapman no início do século e levada aos Estados Unidos. Nesta época, a chinchila laníngera estava quase extinta e sua criação em cativeiro assegurou a sobrevivência da espécie.
No Brasil, apenas recentemente a chinchila foi descoberta como animal de estimação, mas há muitos anos ela é, infelizmente, utilizada para a produção de casacos de peles no mundo todo.
Como animal de estimação, a chinchila é muito diferente de gatos e cachorros, mas também é diferente de hamsters e afins. É um animal divertido que, embora não goste muito de ficar no colo, interage com seus donos através de brincadeiras em que pulam, correm, sobem nos ombros das pessoas e fazem movimentos engraçados. Não são a melhor opção para crianças muito pequenas, porque requerem um manuseio delicado, mas, com a supervisão de um adulto, as crianças também se divertem com as chinchilas. Elas são animais de pequeno porte que não demandam muitos cuidados, são limpas, não precisam ser vacinadas e o custo de manutenção da chinchila é baixo se comparado ao de cachorros, gatos e ferrets.
Se você ainda não conhece a chinchila, navegue pelo site e veja se ela é um animal adequado para você. Não compre uma chinchila por impulso, aprenda sobre ela e faça uma decisão consciente.
Comportamento
Comportamento:
As chinchilas são animais de hábitos noturnos. Isso significa que dormem durante o dia e ficam acordadas e ativas durante a noite. São animais desconfiados por natureza, que não gostam muito de serem pêgos nem de ficar no colo. São independentes, gostam de correr, pular, subir em móveis e escalar lugares altos.
Em famílias, as chinchilas se apegam a seus parceiros, desenvolvendo uma relação de carinho e afeto que pode durar a vida toda. Portanto, embora algumas chinchilas possam viver bem sozinhas, a maioria prefere ter um companheiro ou uma companheira, mesmo que sejam do mesmo sexo. Algumas chinchilas chegam a ficar deprimidas sem o contato com outros da mesma espécie, de forma que convém sempre criá-las em pares.
Quando acostumadas desde pequenas, atendem pelo nome. São espertas - em geral mais inteligentes que outros roedores de pequeno porte - e atentas a tudo o que está à sua volta. Se assustam com barulhos altos e desconhecidos, mas habituam-se aos ruídos do ambiente, desde que não sejam muito altos e persistentes, especialmente no período de sono.
As chinchilas gostam e precisam de rotina. O ideal é deixar que elas durmam durante o dia todo, sem interrupções desnecessárias, em um local calmo, em que possam realmente descansar. À noite, quando estão mais ativas, esperam para comer e brincar e isso deve ser feito todos os dias nos mesmos horários, se possível, pois isso transmite segurança a elas.
Algumas pessoas dizem que os machos são mais dóceis que as fêmeas. Mas isso não é uma verdade absoluta. O temperamento de cada chinchila depende de fatores genéticos e ambientais, muito mais do que do seu sexo, de forma que não se pode afirmar categoricamente que os machos sejam mais dóceis. O que ocorre é que as fêmeas são animais dominantes. Elas impõem esta dominância dentro da gaiola, usando de comportamentos que podem ser encarados por nós como agressivos, mas que nada mais são do que atitudes para estabelecer a hierarquia entre eles. No contato com os humanos, não há diferenças significativas de comportamento. Para saber mais sobre o comportamento entre chinchilas, leia o artigo "Macho ou fêmea? Uma ou mais chinchilas?"
Como são roedores, um dos principais comportamentos das chinchilas é: roer!!! E elas precisam roer para gastar os dentes. Este é um comportamento natural e você precisa suprir a chinchila de materiais, brinquedos e objetos que ela possa roer. Durante os passeios, elas também procuram coisas para roer, incluindo seus livros e outros objetos, móveis, sapatos, etc. Praticamente qualquer coisa que estiver à disposição delas poderá ser alvo para seus dentinhos afiados. É por isso que o local do passeio precisa ser preparado antes de soltar as chinchilas. Leia mais sobre o que a chinchila pode roer clicando aqui. Você também encontra dicas para a hora do passeio neste artigo e na área de "Passeios e Brincadeiras.
Como nao sei muito sobre chinchilas deixarei a font do site da onde eu usei :http://www.chinchila.org/a_chinchila.php
Obg a todos qualquer duvida : gabrielterrigno@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário