HAMSTER,GERBIL,PORQUINHO DA ÍNDIA...

HAMSTER,GERBIL,PORQUINHO DA ÍNDIA...
HAMSTER,GERBIL,PORQUINHO DA ÍNDIA,COELHO,CHINCHILA ...

quinta-feira, 29 de março de 2012

Gerbil

Esquilo da Mongólia ou Simplesmente Gerbil

Nome comum: 
Gerbil ou Esquilo da Mongólia
Nome científico: 
Meriones unguiculatus
Origem: 
Oriente Médio e Ásia Central 
Hábitos: 
alternam períodos de vigília e descanso tanto de dia quanto de noite
Expectativa de vida: 
3 anos
Idade máxima: 4 anos
Maturidade sexual: 65 a 85 dias
Gestação: 24 a 26 dias
Consumo de alimento/dia: 5 a 8 gramas para 100 gramas de peso.
Consumo de água/ dia: 4 a 7 ml por 100 gramas de peso.
Umidade ambiente recomendável: 30 a 50%
Temperatura ambiente recomendável: 22 a 23 graus C '

Compatibilidade: quando criada sozinha, a fêmea só aceitará o macho na época de reprodução. É interessante juntá-los antes dos dois meses de idade e não mantê-los separados por mais de 24 horas. Caso contrário poderão ocorrer brigas.
Coloração: marrom, cinza, agouti entre outras
Os roedores não são normalmente apegados aos donos como são os cães. Os esquilos da mongólia (Meriones unguiculatus) ou gerbilos preservam um forte extinto de animal selvagem. Nem mesmo os hamsters ou cobaios ficam muito apegados ao dono. Mas nem por isso deixam de ser excelentes animais de companhia, devido ao temperamento sociável e pacífico. Sua origem é do deserto e áreas semidesertas da Mongólia e nordeste da China, o Gerbil, como é chamado nos Estados Unidos e Europa.
Por ser um animalzinho limpo, ocupar pouco espaço, não produzir cheiro ruim e ser dócil e de fácil adestramento, o Gerbil já faz parte, hoje, da lista dos 10 animais de estimação favoritos nos lares americanos e, está aumentando muito a venda em Pets no Brasil.
Sua cor original é marrom-dourado com as pontas do pêlo pretas, chamada de "agouti", mas há várias mutações obtidas por seleção em cativeiro e já fixadas: marrom-dourado com pintas brancas, pintado (várias e maiores manchas brancas), preto, prata e suas tonalidades, branco, albino (tem olhos vermelhos), preto, cinnamon (canela), cinza-amarronzado, ouro prateado, chinchila e azul.
ALIMENTAÇÃO
A alimentação deve conter sementes, ração, verduras e se possível insetos, tais como grilos e tenébrios. Pode-se comprar alimentos próprios para gerbilos como os da ALCON (Alcon Club Roedores - Alimento Extrusado e Alcon Club Roedores - Frutas e Legumes.) Os níveis nutricionais recomendáveis para gerbilos são os seguintes: para manutenção: proteína 12%, gordura 6 a 8%; reprodução: proteína 15 a 16%, gordura 7 a 9%; animais velhos (após 2 anos de idade): proteína 10 a 11% e gordura 3 a 5%. No alimento pode ser adicionado uma pequena quantidade de suplemento vitamínico em pó (Labcon Roevit). Pode-se fornecer comida a cada 2 dias, mas não deixar faltar alimento. Não deixar faltar água limpa para beber. Deve conter um bebedouro tipo mamadeira e um comedouro, ambos sempre limpos. Manter sempre um bloco Alcon Rodent à disposição.
REPRODUÇÃO
Manter apenas uma fêmea por caixa, já que nessa espécie as fêmeas são dominantes e, a longo prazo, não aceitam outras fêmeas. Se você quiser ter um casal o ideal é juntá-los ainda filhotes para evitar brigas. A maturidade sexual a partir de 65 a 85 dias. O cio é de 4 a 6 dias. Deve se dar um descanso de 30 dias após 5 meses de reprodução. Gestação varia de 24 a 26 dias e, tem uma média de 6 filhotes. O ideal é separar os filhotes com 3 a 4 semanas e por sexo com 1 mês. Para saber se é macho ou fêmea é fácil: basta olhar e apalpar a genitália, percebe-se então, os testículos proeminentes ou não. Antes dos 7 meses de idade é mais difícil diferenciar o sexo, pois os testículos podem ficar no canal inguinal. A limpeza da gaiola pode ser feita uma vez por semana.
Observar para que na caixa abrigo não haja superpopulação - isto poderia levar ao estresse da mãe e o abandono dos filhotes. Recomenda-se dar uma semana de descanso para a mãe e filhotes, deixando-os em lugar fresco e tranqüilo. Nesse período, trocar apenas o alimento e água. As mães primíparas, ou seja, aquelas que criam pela primeira vez, podem não ter o instinto materno e deixam os filhotes morrer. Já as mães velhas, podem não ter leite suficiente prejudicando a sobrevivência da cria.
MANEJO
Não se deve dar banhos no gerbil, isso pode provocar problemas sérios de saúde, por exemplo, pneumonia. A limpeza da gaiola é feita retirando-se o material antigo e substituindo-o por novo. Pode passar um pano úmido e continue passando álcool (sem o animalzinho dentro da gaiola). Evite dar tecidos, algodão e plásticos, pois ele pode ingerir e morrer por obstrução gástrica. Dê papelão e madeira para ele roer. Porém, nunca dê madeira de cedro e pinus, que contém gases tóxicos para os pequenos roedores.
Os dentes incisivos dos roedores crescem continuamente, portanto, roer é um hábito saudável. Ponha galhos ou cascas de árvores na caixa dele. Isso distrai o animal e desgasta os dentes. Os dentes só vão crescer sem parar se as mandíbulas estiverem fora de alinhamento, daí é uma condição patológica. Realmente eles mastigam tudo que está pela frente. Assim, aqueles brinquedinhos plásticos para hamster serão provavelmente triturados. Brinquedos e rampas na gaiola distraem o animal e são necessários para o bem estar. Eles gostam de roer e fazer ninhos. Aqueles rolos de papelão no centro de papel higiênico podem se tornar brinquedos interessantes, os quais eles roem e fazem ninhos. Brinquedos de cerâmica são mais difíceis de serem roídos e ingeridos. Faça você mesmo o ambiente do seu animal, você vai aprender e se divertir com ele. Veja o que ele gosta e faça as mudanças conforme a necessidade. Você pode pôr pedaços de madeira para a cama e outros materiais como papel picado. Um grande aquário pode funcionar como viveiro para estes animaizinhos. Mantenha sempre a higiene do ambiente.
DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
Os gerbilos são roedores e podem transmitir zoonoses (doenças transmissíveis dos animais para o homem e vice-versa), apesar de isto ser improvável quando mantidos em ambiente doméstico e em boas condições sanitárias. Uma das doenças que pode ser transmissível ao homem é a Salmonelose, causada pela bactéria Salmonella spp. Tanto nos animais como no homem, a salmonelose causa diarréia e desidratação. Esta bactéria está muitas vezes envolvidas em surtos de intoxicação alimentar.
Recomenda-se que os gerbilos sejam mantidos em ambiente limpo e a qualquer sinal de doença, deve-se procurar auxílio veterinário. A leptospirose é outra doença que pode ser transmitida pelos animais domésticos, inclusive gerbilos. É causada pela bactéria Leptospira spp. e normalmente é transmitida através da urina de ratos. Portanto, manter os gerbilos longe de ratos e urina
destes. Costuma-se vacinar cães e gatos contra esta doença, mas não os roedores de estimação. Em humanos a leptospirose pode causar infecção grave com febre, cefaléia e icterícia. O Hymenolepis nana é uma tênia, que parasita o intestino delgado de roedores. Pode contaminar o homem também. Exames de fezes rotineiros nos animaiszinhos indicam se estão livres deste parasita. Basta entrar em contato com um 

habitrail

Habitrail

Na natureza, os hamsters tendem a viver sozinhos. Eles fazem seu lar debaixo da terra, onde é mais frio. Na natureza, a casa de um hamster tem um quarto principal, e depois várias passagens e tubos, onde o hamster guarda comida e dorme.
Os sistemas Habitrail foram criados com basa em diversas pesquisas, para imitar a casa natural de hamsters. As gaiolas Habitrail foram feitas para que seu hammy tenha um quarto principal e então que você tenha a opção de adicionar os variados túneis (tubos) e outros acessórios para seu hamster explorar. Todos os sistemas Habitrail, túneis e acessórios adicionais temboa ventilação, tendo certeza que seu ham consiga todo o ar que precisa.
http://www.geekologie.com/2008/01/25/habitrail-2.jpg


Os sistemas Habitrail deixam seu pet escalar e explorar da maneira que eles fariam na natureza. Com o uso de túneis e acessórios, você pode criar um espaço adicional para seu hamster, criando túneis e tocas que podem ser usadas para armazenas alimento, para dormir ou simplesmente para descobrir.
Outra coisa ótima é quão fácil Habitrail mantém a casinha do seu pet limpinha. A gaiola é desenvolvida para evitar sujeirinhas no chão! Também, todos os componentes Habitrail podem ser facilmente removidos e limpos. Cada túnel é feito em duas partes e pode ser desconectado para uma limpeza fácil.

Como é importado, o preço pode sair um pouco alto, mas vale a pena. Eu mesma troquei uma gaiola comum de meu hamster por uma Habitrail, e ele agora vive mais tranquilo, anda extremamente bem na rodinha e se diverte juntando os alimentos para colocar dentro da casinha.
O sistema Habitrail é um divertido, excitante, expansível e criativo meio-ambiente que você e seu pet vão curtir por anos.

Gaiolas
Ovo Suite

Playground

Safari

Space

Ovo Studio

Ovo Dwarf

Ovo Loft

Ovo Pad

Acessórios
Além das gaiolas, a linha Habitrail disponibiliza diversos acessórios para o seu ham.
Infelizmente, a grande maioria não é vendida no Brasil. Mesmo assim, podemos encontrar alguns itens para incrementar a gaiola do seu ham.
Veja agora, alguns acessórios da linha habitrail:
Ovo Den

Tubo, Janelas e conectores linha OVO

Ovo Transport Unit

Kit Playground com tubos

Ovo Trainer
Ovo Maze

Ovo Maze com Labirinto comestivel
Duvidas Frequentes
A Habitrail serve para sírios?
Sim, os produtos habitrail são desenvolvidos especialmente para hamsters sírios.

A habitrail serve para anões russos?
Sim.
Por serem desenvolvida para sírios, alguns hams anões-russos não conseguem subir tubos na vertical. Para quem sofre com esse problema, estão disponíveis tubos e gaiolas na linha “mini”, próprios para os anões. Existe ainda a Habitrail OVO Dwarf, a única gaiola da linha OVO feita especialmente para anões.

Posso conectar tubos da linha OVO com tubos da playground?
Sim, todos os tubos e gaiolas da Habitrail podem ser conectados entre si.

Já ouvi falar que a Habitrail OVO é abafada... É verdade?
Não. Todas as gaiolas da Habitrail são super ventiladas, inclusive a OVO.

Quero comprar duas Habitrais. Como faço para juntar as duas? O que eu vou precisar? 
Para conectar tubos e gaiolas, você precisa de apenas de uma trava (conector), para que o tubos fiquem presos.
.
A OVO e a Playground já vem bebedouro, casinha e comedouro? 
Sim, ambos os modelos vem com casinha (toca), roda de exercícios (no caso da Playground, disco giratório), comedouro e bebedouro.

gaiolas-2

Gaiolas

Bom, o que eu tenho a dizer, sobre gaiolas é: sempre escolha aquela compátivel com o tamanho e espécie, do seu hamster... Apesar de mais caras, procure comprar uma gaiola maior. Os hamsters gostam de espaço e de passear por ela. Caso tenha mais de um andar, coloque escadinhas entre eles e procure montá-la de um jeito que evite uma grande queda. Se for comprar usada, verifique se não tem ferrugem, se está em boas condições de uso e limpe-a muito bem antes de usar. A rodinha é essencial, o hamster normalmente se exercita a noite e as rodinhas de metal costumam fazer barulho (e atrapalhar o sono, se ele estiver em algum local perto do quarto). Não passe óleo lubrificante, pois o hamster pode lamber. O mais indicado (ainda que errado) é utilizar óleo de cozinha ou azeite nas ferragens que rangem, ou comprar uma de plástico. A limpeza da gaiola pode ser feita 3 vezes por semana. O mais indicado é todo dia, pois depois disso acabam cheirando mal. A troca da comida e água todo dia, com limpeza do comedouro. Apesar de estar em vários sites, o pote aberto para beber água não é indicado, por menor que seja. Se o hamster molhar o pêlo, pode ficar doente e morrer, pois são muito frágeis. Procure mesmo comprar o bebedouro. Lembre-se: O importante não é que a gaiola seja bonita, mas que faça a vida do hamster feliz e de boa qualidade.

Gaiola de 1 andar - Anão Russo


Gaiola de 2 andares - casal de anões russos ou um sirio


Gaiola de 3 andares ou mais - ideais para sirios


Gaiolas de "luxo"

A foto abaixo, mostra as diversas vaiedades das gaiolas "CritterTrail", podem ser consideradas as gaiolas de luxo para hamsters, pois são super equipadas com acessórios como: casinhas, tubos, rodinhas, que hamsters adoram, algumas já vem até com comedouro e bebedouro também, outras possuem até contador digital, que calcula quantos km por hora, seu hamster está correndo na rodinha, sem contar que são gaiolas super lindas e coloridas, feitas com materiais de qualidade... Apesar de serem mais caras, acho que vale muito apena, devido ao conforto que pode oferecer aos roedores!!!


alimentaçao


Raçao Extrusada 
O Hamster poderia ser escolhido como o símbolo da previdência, como a formiga, pois noite e dia ocupa-se de juntar alimentos. Alimenta-se basicamente de grãos, frutas, raízes, queijos, e , quando em seu habitat natural, de larvas e pequenos insetos. Existem disponíveis no mercado rações industrializadas, balanceadas de modo a oferecernutrientes básicos essenciais que atendem as necessidades diárias, produzidas com alimentos não nocivos à saúde.Alcon HAMSTERS é um alimento completo, composto de grãos, sementes, leguminosas e verduras, todos de primeira qualidade, os quais juntos garantem a boa alimentação de todas as raças de hamsters assim como de outros pequenos roedores. O balanceamento da raçãoAlcon HAMSTERS assegura o fornecimento de todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento saudável de seus animais. 
Você também encontra nos mercados a ração Alcon HAMSTERS STICKS na forma de pequenos bastões crocantes, é composta de ingredientes selecionados, vitaminas e minerais de agradável paladar aos hamsters e outros pequenos roedores. Devido a sua adequada combinação entre cor, formato, textura e composição,Alcon HAMSTERS STICKS é consumido com grande aceitação. Além disso, sua formulação, criteriosamente balanceada, assegura o fornecimento de todos os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento destes roedores.

Os Hamsters armazenam os alimentos em suas bochechas, para posteriormente serem depositados em "tocas". Um animal pode guardar até 50 kg de alimentos. Seu consumo diário de comida é de 7 a 15 g e de água de 11 a 30 ml, podendo variar com a idade e estado do animal. Alimentos e água são oferecidos continuadamente. 




Ração: (Nao de em excesso use a extrusada como raçao e o mix de semente como agrado)  São encontradas em qualquer pet shop, devem ser apropriadas especialmente para hamsters, a ração tem que ser constituída por sementes de girassol, alpiste, farelo de aveia, ervilha, milho, flocos de milho sem açúcar, noz, amendoim, castanhas e passas.



Frutas: hamsters, também adoram frutas como: maçã, morango, pêra, uva, caqui e banana. nunca oferecer frutas cítricas como laranja e limão, podem fazer mau para as hamsters e outros roedores. 


Verduras e Legumes: Além de frutas ofereça verduras como: repolho, couve-flor, brócolis, pepino, espinafre, vagem, acelga, chicória e almeirão. Legumes como cenoura, nabo e abóbora, também são muito bons para se ofereçer à um hamster!


Atenção: Nunca alimente hamster com frutas citricas, nem alimentos doces, salgados ou oleosos!

Sobre Alimentos vivos...

Muitas, pessoas ainda tem uma certa dúvida, quando se trata de alimento vivo para hamsters, (besouros e outros insetos). O que essas pessoas não sabem, é que esse tipo de alimento, pode ser uma boa fonte de proteínas e de gorduras também. O alimento vivo mais oferecido a hamsters em geral, são as larvas de Tenébrio. O Tenébrio Molitor, é um inseto utilizado como alimento vivo na dieta de muitos outros animais mantidos em cativeiro... As larvas de Tenébrio são muito apreciadas pelos hamsters e têm uma boa aceitação. Possuem um alto valor nutritivo, gorduroso e protéico, por isso não devem ser oferecidos com frequência (duas a três larvas por mês).


bolinho

Bolinho "Ham Ham"

Bolinho ham ham, é uma receita inventada para hamsters e outros roedores, é feito de frutas, e por conter também: ovo, farinha e leite, não é aconselhável dar isso ao hamster com frequência, apenas de vez em quando e em pequenas quantidades, afinal tudo em excesso pode fazer mal... Veja abaixo passo a passo, como fazer o bolinho:

Ingredientes:
- 2 1/2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de leite desnatado
- 1 gema de ovo de galinha
-Fruta à sua escolha (recomendo banana + maçã e/ou pêra)

Como fazer:1) Pegue a gema e bata com um garfo por mais ou menos 5seg.

2)Misture a farinha, o leite e a gema.

3)Pegue a fruta e corte-a em pedacinhos (se for banana, amasse-a com um garfo).

4) Junte a fruta à massa.

5) Despeje a mistura em uma forminha untada.

6) Bote no forno pré-aquecido a 180º por 20 min.

Depois de pronto é só esperar esfriar e servir um pequeno pedaço ao hamster, elembre-se: NADA DE EXAGERO!!!

macho ou femea

Diferença entre hamsters, machos e fêmeas

Veja, as principais diferenças que se pode notar entre machos e fêmeas (clique na foto para amplia-la)

muito legal(fiz um desce para o meu)

um video achado pela net

porquinho da índia

Outros Roedores: Porquinho-da-india

 O porquinho-da-índia ou preá-da-índia ("Cavia porcellus") é um roedor sul-americano da família dos caviídeos, existindo actualmente apenas como animal doméstico.
Apesar do seu nome comum, o porquinho-da-Índia não é suíno, nem tampouco indiano. O nome deve-se ao fato de originalmente provirem das chamadas "Índias Ocidentais", onde alguns povos ameríndios, no período da colonização, os criavam para deles se alimentarem.
Os europeus tomaram contacto com o animal desde o século XVI, ao atingirem os domínios do Império Inca. O animal era denominado pelos indígenas como "Cuí", por causa dos gritos curtos que emite, tendo-o adotado como mascote.
Ao chegarem à Espanha, os porquinhos-da-índia tornaram-se moda, vindo a espalhar-se por toda a Europa como animais de estimação.
 http://2.bp.blogspot.com/_4TFg-fwGZJs/S80WRkzArJI/AAAAAAAAAH8/78sVc9acUm4/s320/porquinho-da-india.jpg


Com relação ao seu nome em língua inglesa, "guinea pig", existem duas teorias:
  • a de que as embarcações inglesas por fazerem escala na costa da Guiné, deram às pessoas a ideia de que os animais eram originários daquela região (e não da costa pacífica sul-americana); e
  • ao preço cobrado pelos marinheiros ingleses pelos animais, um guinéu, moeda de ouro utilizada à época.
Desde o século XIX estes roedores vem sendo utilizados em estudos experimentais de laboratório, por isso são também conhecidos pelo nome de cobaias, termo que, por vezes, também é utilizado para designar os hamsters.

CARACTERÍSTICAS

Os porquinhos-da-Índia vivem de quatro a oito anos e podem reproduzir-se ao longo de todo o ano, gerando dois a cinco filhotes por ninhada. Para o primeiro acasalamento, recomenda-se que o macho tenha de três a quatro meses e as fêmeas de três a sete meses (jamais depois de sete meses). O período de gestação é de 59 a 72 dias, sendo a média de 62 dias. O tamanho dos filhotes, ao nascer, é de 7,62 cm. A idade ideal para o desmame é de 3 semanas.
Os machos chegam a pesar entre 1 kg e 1,2 kg e a medir 25 cm quando adultos. Já as fêmeas são mais leves, com aproximadamente 20 cm de comprimento e com entre 800 e 900 g de peso.
São vivazes e dóceis, raramente mordendo, a menos que se sintam ameaçados. Adaptam-se bem ao cativeiro e são alimentados com ração de coelho peletizada, feno ou capim, legumes (exceto alface, que pode causar-lhe diarréia) e frutas frescas. Recomenda-se a introdução do brócolis e da couve-flor na sua alimentação, por causa da quantidade de vitamina C que oferecem. Alimentos novos para o animal devem ser-lhe apresentados aos poucos, uma de cada vez, observando-se a reação.
 http://www.cm-sbras.pt/NR/rdonlyres/AA34EA3F-C6CF-45D7-A6CB-318938385917/0/porquinho_india.jpg

ALOJAMENTO

Muito rústico, este animal adapta-se facilmente a qualquer ambiente, exigindo apenas um local bem seco e que receba luz do sol directa durante uma boa parte do dia. Não requer quaisquer instalações especiais ou técnicas difíceis de manutenção. Basta um espaço onde possa organizar a sua rotina diária composta de passeios e brincadeiras além da higiene própria. Alguns criadores recomendam, para um casal, um espaço de cerca de 3200 cm² sem tecto e com uma vedação baixa. Para melhorar o conforto disponibilize uma casinha para que se possam resguardar do frio. Tenha sempre em atenção a exposição perigosa a eventuais predadores como gatos, cães e ratos.
 

RAÇAS

Os porquinhos-da-índia apresentam uma grande variedade de cores e padrões, a saber:
  • Abissínio
  • Pêlo curto
  • Coroado
  • US-Teddy e Rex
  • CH-Teddy
  • Peruano e Angorá
  • Shelties e Coronet
  • Texel e Merino
  • Alpaca e Mohair
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCuZp7ADWGOcxKpLSSZcU6b9jI5iYFPuJrlCS0SP4iestAnDvXDQAgTAqMJ_Pqua5XiQKDQFYJUmQOVvupyYY6l0XfUh6-AwH_jdfFBzgT-M_cxBNspsvrGmBt8tJG7gnq4QgX_NCGz30/s400/expo_12_1.JPG

 Outras Informações: 

Vamos começar pelo alojamento, de preferência escolhemos uma gaiola ao invés de um aquário, em função da ventilação, que é necessária para esses animais. Essa gaiola deve ser grande o suficiente para ele se movimentar livremente, o fundo de preferência removível e sólido.
Dentro da gaiola coloque uma área para diversão, pois são animais que adoram brincar, coloquem também o local onde irão comer e beber, existem recipientes especialmente feitos pra roedores.
A alimentação se da à base de ração peletizada e para diversificar dê feno, capim, folhas como brócolis, espinafre e couve-flor.
Evite ao máximo dar alface pois isso pode causar um desarranjo intestinal.
Mantenha a gaiola higienizada ajudando assim para que o porquinho atinja sua expectativade vida, que pode chegar até 5 anos.
 http://pink.dornbeast.com/wp-content/uploads/2008/07/bichos_exoticos_f_006.jpg

APARTAMENTO É UM LOCAL APROPRIADO PARA A CRIAÇAO, JA QUE PASSO A TARDE INTEIRA FORA?

Apartamento ou casa para esses animaizinhos da quase na mesma ok!?Já que eles vivem na gaiola além disso sobre você passar o dia fora não tem problema porque eles têm hábitos noturnos ok!?Sem problemas quanto a isso!

GOSTARIA DE SABER COMO SEI SE A FEMEA ESTA GRAVIDA?

A gestação do porquinho da índia dura em torno de 68 dias.

QUAL O PREÇO ESTIMADO DE UM PORQUINHO DA ÍNDIA?

 Os preços variam de acordo com a pelagem:
Pêlo Comum:R$22,90
Pêlo Longo:R$55,90
Pêlo Transverso:R$31,90

COMO CUIDAR DOS FILHOTES QUE FICARAM SEM A MÃE?

Você pode dar leite em pó misturado com água durante uns 20 dias. Dê pelo menos tres vezes ao dia.

 http://images03.olx.com.br/ui/4/09/57/28170257_5-Porquinhos-da-India-Rio-Grande-do-Norte.jpg

O MACHO ESTÁ ARRANCANDO O PELO DO OUTRO, ISTO É NORMAL?

Quando porquinho da índia arranca o pêlo do outro pode ser que estejam querendo preparar um ninho, quando nos referimos a um casal. Mas se no seu caso não se trata de um casal, são dois machos então um provavelmente está estressado com o outro e está tomando essa atitude, nesse caso o melhor é separá-los.

COMO EU FAÇO PRA ACABAR COM ESSES PIOLHOS?

O ideal é você dar banho morno nela para acabar com os piolhos ou então pingue apenas uma gotinha de algum anti pulgas no pescoço dela.

COMO DIFERENCIAR PORQUINHO DA ÍNDIA MACHO DA FÊMEA?

Nas fêmeas, pode-se visualizar a membrana vaginal. Em animais mais jovens pode ser difícil a visualização destas estruturas, mas em geral as fêmeas possuem formatos que assemelham com uma fenda em Y e os machos um ponto de exclamação invertido.

GOSTARIA DE SABER SE POSSO FORRAR A GAIOLA COM JORNAL?

 O jornal solta tinta facilmente e isso pode prejudicar sim o porquinho. O ideal é colocar serragem ou até mesmo areia de gato para absorver os odores.

É VERDADE QUE NÃO PODE DAR ALFACE PARA ELES?

O alface em demasia pode soltar o intestino do animal por isso é bom evitar de dar ou dê em pequenas quantidades.

QUAL É A RAÇÃO ADEQUADA PARA UM PORQUINHO DA INDIA?

Existem rações específicas para roedores que servem tanto para chinchilas como porquinhos da índia.
 

gaiolas


Hamster na Habitrail OVO.
É verdade, o hamster é o mais barato da história. Por 10 reais compra-se um. Mas o problema é que ele precisa SIM de uma gaiola, e quanto mais confortável, melhor! ;)
Aqui escolhemos alguns modelos de gaiolas e adicionamos o preço (valor pesquisado em abril/2009), assim como uma nota de 1 a 3 para conforto, segurança e tamanho (opinião pessoal). Abaixo, uma opinião.
Legenda:
C - Conforto - qualidade da rodinha e dos itens inclusos.
S - Segurança - se a gaiola é perigosa (perigo de prender a patinha, por ex.) ou segura.
T - Tamanho - literalmente, o tamanho da área útil da gaiola.
FotoNomeCSTPreço
Gaiola Hamster Castelo223R$ 111,20
Um tamanho bom com vários andares, além de ser bonita. Gaiolas de metal sempre tem o perigo do hamster prender a patinha. A rodinha pode ser trocada por uma de plástico, mais segura.
Gaiola de hamster arqueada com bandeja122R$ 85,91
Tem dois andares, mas a rodinha que vem junto é perigosa para o hamster andar, pois é de metal e escura (hamsters são cegetas, enxergam mal). O ideal é comprar outra.
Gaiola hamster barcelona RAC 10.022223R$ 98,12
Essa gaiola é realmente muito bonita. Tem 3 andares, mas também precisa de uma rodinha de plástico, mais segura.
Gaiola para hamster nº 1 sben hb1121R$ 45,70
Apesar de ter uma rodinha boa, esse tipo de gaiola micro só serve para hamsters anões russos, pois é MUITO pequena.
Gaiola para hamster nº 6 plpt hp6121R$ 29,24
O hamster tem um espaço mínimo para brincar e pode ficar estressado. Ruim até mesmo para anões, apesar de ter uma rodinha de plástico. Boa para limepeza, o hamster não consegue fazer xixi para fora.
Habitrail OVO Suite332R$ 308,00
Sou suspeita para falar da Habitrail. São gaiolas ótimas, que oferecem muito conforto e segurança para o hamster, por serem feitas de plástico. O preço é alto por ser importada, mas também existe a versão PAD, mais barata. A rodinha é perfeita para sírios, pois é enorme!
Habitrail Safari332R$ 160,00
Eu tenho uma dessa. Sem nenhuma reclamação. Meu hamster, depois de ter trocado de gaiola, vive mais tranquilo e ama a rodinha gigante que as Habitrail têm. É um pouco difícil de encontrá-la. Ela vem sem bebedouro, é preciso comprar um. Eu amarrei o meu com arame, hihihi. Deu certo.
Habitrail Playground132R$ 152,00
Ela poderia ser uma boa compra - SE TIVESSE RODINHA! É verdade, ela não tem rodinha. É como uma expansão para as outras Habitrails. Realmente um Playground, não uma casa. Se for comprá-la, lembre-se de adquirir uma rodinha também.

Gostou de alguma? Pesquise preços no BUSCAPÉ.
Chinchilas cabem nessas gaiolas? Não.
E topolinos? Somente nas pequenas.
E gerbils? Sim, principalmente nas maiores.
Você tem alguma informação ou opinião sobre uma gaiola?gabrielterrigno@hotmail.com
Publicar postagem